Durante os últimos 03 anos a Secretaria da Assistência Social e o CRAS de Piquet Carneiro tem desenvolvido um brilhante trabalho voltado para o social. Projetos foram implantados, programas e atendimentos ampliados, enfim, o município tem dispensado um olhar diferenciado à pasta da assistência social. Vejamos a seguir uma amostragem de nossos projetos e atividades realizados ao longo desse período, brevemente descriminados:
- Ampliação do atendimento dos idosos em mais de 100%.
- Existiam 02 grupos de convivência para Idosos, Sede e Ibicuã, atendendo 100 idosos, ampliamos desde o inicio da gestão, para 04 grupos de idosos, atendendo a 227 idosos.
- Implantação e expedição de 157 Carteiras do Idoso
- Idosos com 60 anos ou mais, tendo direito a Carteira do Idoso Nacional, que assegura o direito da passagem gratuita interestadual em ônibus.
- Ampliação de mais de 100% do Benefício de Prestação Continuada- BPC, para pessoa Idosa.
- Existiam 14 beneficiários e desde o inicio da gestão foram encaminhados e ampliados para 32 beneficiários, atendendo idosos a partir de 65 anos que não comprovem o exercício da atividade rural, com acesso ao beneficio de um salário mínimo.
Valor repassado para os beneficiários do município através do BPC Idoso: R$ 19.904,00
- Ampliação de 100% do Benefício de Prestação Continuada – BPC, para Pessoa com Deficiência.
- Existiam 74 beneficiários e desde o inicio da gestão foram encaminhados e ampliados para 149 beneficiários, atendendo às Pessoas com Deficiência que comprovem incapacidade para o trabalho e vida independente, com acesso ao benefício de um salário mínimo.
Valor repassado para os beneficiários do município através do BPC deficiente: R$ 92.678,00
- Implantação de dois grupos de convivência para crianças de 3 a 6 anos e de 7 a 14 anos
- Atendendo a 84 crianças em atividades socioeducativas, de lazer, esporte e cultura, no horário contrário a escola, proporcionando às famílias, horário integral de atendimento aos seus filhos.
- Implantação do InfoCRAS
- Sala de informática com 10 computadores, impressora e mobiliários, conectados à internet, mantendo professor de informática para crianças, adolescentes, jovens e idosos. Funciona no CRAS.
- Implantação do Projeto Estação Familia
- Encontros socioeducativos com 100 famílias, com o objetivo de fortalecer a família para o cuidado, auto cuidado e autonomia.
- Implantação de projetos para idosos e deficientes
- Projeto selecionado entre os 20 melhores do estado do Ceará. Formação de Cuidadores para Idosos e de artesanato para as pessoas com deficiência e seus familiares.
- Cursos profissionalizantes e de inclusão Produtiva
Cursos de arranjo florais, biscuit, manicure, depilação, customização em camisetas, bordado em chinelo, pintura em tecido, confecção de bijuteria, crochê, ponto Cruz, vagonite, realizados na Sede do município e distritos.
- Implantação do Primeiro Passo
- Beneficiando jovens de 16 a 24 anos, com cursos profissionalizantes e estágios no comercio local, concedendo bolsa financeira. Alguns jovens, após estágio, foram contratados e exercem atividade remunerada hoje, no comercio local.
- Implantação da Feira Mensal de Artesanato e Comidas típicas
Realizada aos primeiros sábados de cada mês, no patamar da Igreja, com venda de comidas típicas e artesanatos produzidos pelas associações. A secretaria custeia o evento através da divulgação, estrutura física, contratação de som e musical e fornecimento dos descartáveis necessários.
- Parceria com a CEARTES
- A Secretaria mantém negociação com o espaço de vendas de artesanato no Estado do Ceará para que os artesanatos produzidos em Piquet Carneiro sejam comprados pelo Centro. Uma forma de escoar a produção local e de divulgar o artesanato de Piquet Carneiro para todo o território nacional.
- Implantação das Oficinas de lazer, esporte e cultura no PROJOVEM adolescente, atendendo 200 jovens de 15 a 17 anos.
- Contratação de Facilitadores de oficinas de artes, esporte e cultura para 200 adolescentes do município. Funciona na sede e nos distritos.
- Ampliação 2.311 beneficiários do Bolsa família.
- Existiam 1.500 famílias cadastradas na gestão anterior. Dessas, 700, recebiam o Bolsa família e 800 estavam bloqueadas por falta de informações nos cadastros. Os cadastros jogados em uma sala na Prefeitura. Com a nova gestão, as 800 famílias foram visitadas, seus cadastros atualizados e desbloqueados. A parti dai, a Sede do Cadastro único foi equipada e a gestão realizou cadastro em todo o município, ampliando esse número para 4.049 cadastradas e 3.111 famílias beneficiárias.
- Ampliação dos Conselhos Municipais da Assistência Social
- Existiam 03 conselhos: CMAS, CT e CMDCA e foram ampliados mais 03 conselhos: CMDI, CMDM e COMSEA, ampliando a participação social da mulher, idoso e segurança alimentar na defesa por seus direitos.
- Estruturação da Secretaria de Assistência Social
- Contratação de funcionários
- Ampliação da Sede da Secretaria e Aquisição de móveis e equipamentos: birôs, armários, cadeiras, computadores, impressoras, máquina de Xerox, filmadora, máquinas fotográficas, data show.
- Ampliação do CRAS
· ATENDIMENTOS REALIZADOS:
VISITAS DO BOLSA FAMILIA: 2.311
CADASTRO DO CRAS: 1.189
VISITAS DOMICILIARES DO CRAS: 108
· Atendimento dos BENEFICIOS EVENTUAIS para as famílias em situação de pobreza:
URNA FUNERÁRIA: 17
KIT BEBÊ: 293
CESTAS BÁSICAS: 1.069
2ª VIA GRATUITA DE REGISTRO CIVIL: 545
Nenhum comentário:
Postar um comentário